Viajando com Arte

Caniôn Fortaleza, cachoeiras em Cambará e outros programas alternativos

Cada vez tenho curtido mais fazer programas diferentes nos finais de semana do verão, pensar em pegar a estrada lotada na ida e na volta para as praias vai dando uma preguiça….  e quando a gente chega lá e chove?
Então comecei a virar a cabeça para a serra, atrás de passeios alternativos junto a natureza, caminhadas, banhos de cachoeira e no último final de semana fui explorar a beleza estonteante do Parque Nacional da Serra Geral – leia-se  Caniôn Fortaleza .

Saimos de Porto Alegre na sexta-feira  pela free- way até Santo Antônio da Patrulha e lá pegamos a direção de Riozinho por uma estrada de terra linda que se ia serra acima, nosso destino era a Pousada das Corucacas em Cambará do sul.

A pousada fica numa fazenda chamada Baio Ruano, o proprietário e sua esposa são muito gente fina,  deram dicas de passeios, nos sentimos um pouco na casa de amigos. Chegamos lá ao por do sol, e como a fazenda fica no alto de uma colina tem uma vista privilegiada, o que a gente vê são araucárias, florestas densas de Araucárias, muito mato e de longe se escuta o barulho das águas dos rios.

Pousada das Corucacas – Cambará do Sul.

Pegamos o nosso vinho e os aperitivos que levamos e passamos um bom tempo contemplando aquela natureza, enquanto o dia se despedia.

No dia seguinte Seu Roberto nos ensinou o caminho para uma cachoeira dentro da fazenda e depois de uma rápida caminhada chegamos num lugar pequenino , mas muito legal, valeu a caminhadita matinal.

Cachoeira dentro da fazenda em que fica a Pousada

Depois do café percorremos os 23km até o Caniôn Fortaleza, a estrada já está quase toda asfaltada, então perto das 10h estávamos chegando lá. Paramos o carro em uma velha placa que indicava a Pedra do Segredo. Dali caminhamos uma meia hora para ter uma vista das mais impactantes,  acompanhando um riozinho, uma sanga até chegarmos a grande queda d´agua que é de tirar o fôlego!

Depois de uma boa trilhada até a Pedra do segredo e de uma vista sensacional da enorme fenda dos canions, tomamos aquele banho de rio, um pouco acima. Ainda percorremos o caminho de carro até uma montanha onde em dias claros como estava a gente vê o mar, é demais!

A gente vai costeando este riozinho até chegar na grande queda d´agua, que é espetacular!

Cruzando o rio a gente caminha até a famosa Pedra do Segredo, e deste lado que tem a visão da cachoeira.

Voltamos até Cambará e aqui indico um restaurante que surpreendeu – é uma galeteria chamada O Casarão, o lugar muito aconchegante, buffet super variado com todas as verduras orgânicas, massas, arroz, feijão, muito bom mesmo! A especialidade é o galeto que vem acompanhado de polenta e queijo provolone derretido. Fica minha dica.

Dali seguimos até São José dos Ausentes e de lá descemos a Serra da Rocinha até Timbé do Sul que já fica em Santa Catarina. Muita natureza, muitos pássaros, muito, muito verde.

Acabamos dormindo em Torres e aproveitando o domingo na praia.

Estrada Cambará / São José dos Ausentes, nesta época do ano as Hortênsias dão um show!

Pousada Vala das Trutas em São José dos Ausentes

Descendo a Serra da Rocinha até Santa Catarina

Um final de semana completo e diferente, que tal você experimentar?

Viajando com Arte
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.