Viajando com Arte

Carrières e Atelier des Lumières – da Provence para Paris

A Catedral das Imagens mudou de nome e se transformou em Carrières de Lumières. Uma antiga pedreira abandonada transformou-se em show multimidia. Esta maravilha fica em  LES BAUX DE PROVENCE, na Provence , sul da França.

A “catedral”, o antigo nome ainda me parece mais adequado, fica numa imensa pedreira de rochas de cor amarelada e oferece um espetáculo audio/visual extremamente impactante. Há mais de três décadas os organizadores propõem um novo mundo de imagens e de música, vários artistas já foram lá homenageados  como Michelangelo, Cezánne, Bosch, Brueguel, Van Gogh.

Em 2018 a Catedral rendeu homenagem a um dos maiores gênios da pintura do século XX, o espanhol Pablo Picasso e os Mestres espanhóis, com uma apresentação retrospectiva da sua obra passando do neoclacissismo ao cubismo,  pelos períodos azul e rosa.

O show que assisti em Les Baux foi Gauguin e Van Gogh pintores das cores. A experiência foi um mergulho na história destes artistas, emocionante e completa , alia cor , som e movimento num espetáculo arrebatador. 

Os dois pintores tiveram uma rápida passagem juntos pela Provence , quando Van Gogh convidou Gauguin para que  juntos montassem uma colônia de artistas em Arles. O projeto foi logo abortado por desentendimentos entre os dois artistas e foi como resultado deste episódio que Van Gogh se mutilou, cortando a própria orelha. Logo após Van Gogh foi internado em Saint Remy , num sanatório muito próximo a Le Baux en Provence.

As trajetórias dos dois pintores são contadas com imagens gigantes que nos permitem um mergulho encantador e completo! A cronologia é respeitada e os traços de obras feitas pelos pincéis simultaneamente aparecem de forma poética!

Além disto Le Baux é uma gracinha, localizada numa antiga mina de bauxita , tem uma feição meio idade da pedra, parece a vila dos Flinstones. Sua história é longa e a vila se jacta de ser habitada desde 6000 a.C.

A boa noticia é que tudo isto vai ser levado a Paris em 2019.

Na mesma linha de som e imagens em movimento , inaugurou em Paris , na última primavera o Atelier des Lumières. No coração do leste de Paris, entre a Bastilha e a Nação, uma antiga usina de fundição de ferro, com seus grandes muros cinzas, se transformou em um local gigantesco para os shows.

Começou com os austríacos Gustav Klimt e Friedensreich Hundertwasser , foi um espetáculo alucinante e emocionante. Interagir com as obras, emergir de um transe artístico através da musica e indescritível.

Totalmente imersiva, a tecnologia implantada no Ateliers des Lumières torna a visita particularmente atraente para crianças e adolescentes normalmente avessos a museus. 

Os dois espaços inauguram simultaneamente em 2019 o espetáculo Van Gogh e a Noite Estrelada.

Imperdível nas duas versões!

Viajando com Arte
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.