Viajando com Arte

A tulipa é turca

Ao contrário do que todo mundo imagina a tulipa não é holandesa!
Ela tem suas origens na Turquia e está, de fato, relacionada ao turbante turco em termos de etimologia e simbolismo.

The Blue Mosque, (Sultanahmet Camii) with pink tulips, Istanbul, Turkey


As tulipas são nativas da região da Ásia Central e foram cultivadas na Turquia por muitos séculos antes de se tornarem populares na Europa.
O cultivo de tulipas se intensificou durante o Império Otomano, onde as flores eram altamente valorizadas e consideradas símbolos de beleza e prestígio.
.
A palavra “tulipa” deriva do termo turco “tülbent”, que significa “turbante”.
Isso se deve ao fato de que a forma da flor lembra a forma de um turbante, que era uma peça de vestuário tradicional usada por homens no Império Otomano. Assim, as tulipas foram associadas a essa vestimenta.


.
Na cultura otomana, as tulipas eram frequentemente associadas à riqueza, à beleza e à vida. Elas eram um símbolo de amor e eram frequentemente representadas em obras de arte, cerâmicas e tecidos.
O início do século XVIII foi conhecido como o “Período das Tulipas” na Turquia, um tempo em que as tulipas se tornaram extremamente populares e até mesmo objeto de especulação financeira, similar ao que aconteceu na Europa com a “tulipomania”.
.
As tulipas foram levadas para a Europa no final do século XVI e rapidamente se tornaram populares, especialmente na Holanda, onde o cultivo e a hibridização de tulipas se tornaram uma forma de arte e uma indústria.
Assim, a conexão entre a tulipa e o turbante turco é um testemunho da rica história cultural e do simbolismo que essas flores carregam, refletindo tanto a herança otomana quanto sua influência na arte e na estética europeia.


.
Para conhecer mais curiosidades e cultura turca, venha conosco em abril no Bike&Boat na Costa da Turquia.

Veja programação no banner de abertura do site.

Viajando com Arte
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.