Viajando com Arte

Por que quem vai para Grécia só pensa em Mykonos e Santorini?

Por que os brasileiros que vão para a Grécia em sua grande maioria só procura Mykonos e Santorini?

Estas ilhas são muito caras , agrestes e muito mais lotadas do que outras 225 ilhas habitas da Grécia.

Ilhas Ciclades

Santorini e Mykonos foram promovidas como os cartões-postais da Grécia desde os anos 70–80, principalmente por causa do cinema, da publicidade e do turismo de luxo.

São mais áridas, com aquela arquitetura branca contrastando com o mar azul profundo. Isso cria uma estética muito “instagramável”.

As casinhas brancas com portas azuis em Santorini e as festas de Mykonos viraram símbolos da experiência grega no imaginário coletivo.
Muitas vezes, quem nunca pesquisou profundamente sobre a Grécia já tem essas imagens como referência.


Santorini e Mykonos recebem cruzeiros internacionais, o que traz um fluxo enorme de visitantes.
Aeroportos com voos diretos de vários países facilitam a chegada o que aumenta ainda mais o fluxo e os preços . Estrutura hoteleira de luxo e resorts consolidados, voltados a turistas de alto poder aquisitivo.
Agências de viagem e roteiros turísticos de massa quase sempre oferecem Atenas + Santorini + Mykonos. Isso simplifica para quem quer a “experiência clássica da Grécia”.

Justamente por serem mais caras, as Cíclades ganharam a fama de “destino de celebridade”. Isso reforça a procura — o luxo vende.


É aqui que a gente entra com a pergunta que não quer calar!

Voce já ouviu falar nas ilhas Jônicas (Corfu, Zakynthos, Kefalonia) ou até as Espórades que são menos conhecidas internacionalmente, embora sejam populares entre gregos e italianos.

As Ilhas Jônicas ficam do outro lado da Grécia, entre o país e a Itália


 
As Jônicas (Corfu, Zakynthos, Kefalonia, Paxos, Íthaca) são mais verdes, mediterrâneas, lembrando a Itália em muitos aspectos. Acabam atraindo mais europeus em busca de férias tranquilas do que o turismo global de massa.


 Corfu é a porta de entrada com voos de vários países da Europa. De lá se pode pegar o ferry e seguir para outras Jônicas. Mas a ilha é grande , com várias praias e com um centrinho super charmoso que ja foi veneziano.

Paxos é a menor, charmosa e exclusiva . Um must go , ficou conhecida com a ´serie ” O Maestro e o Mar” .

Zakynthos é muito famosa pela praia inacessível por terra de Navagio.

Aqui somente umas poucas ideias para férias neste pais que tanto adoramos. Isto que nem falamos das Argo Sarônicas, mas isto fica para um próximo post.

Pois é , são muitas opções , mas Santorini e Mykonos se consolidaram como marca global da Grécia, enquanto as demais são mais “segredos” para quem pesquisa ou busca fugir um pouquinho do turismo de massa.

Viajando com Arte
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.