Viajando com Arte

A tulipa é turca

Ao contrário do que todo mundo imagina a tulipa não é holandesa!
Ela tem suas origens na Turquia e está, de fato, relacionada ao turbante turco em termos de etimologia e simbolismo.

The Blue Mosque, (Sultanahmet Camii) with pink tulips, Istanbul, Turkey


As tulipas são nativas da região da Ásia Central e foram cultivadas na Turquia por muitos séculos antes de se tornarem populares na Europa.
O cultivo de tulipas se intensificou durante o Império Otomano, onde as flores eram altamente valorizadas e consideradas símbolos de beleza e prestígio.
.
A palavra “tulipa” deriva do termo turco “tülbent”, que significa “turbante”.
Isso se deve ao fato de que a forma da flor lembra a forma de um turbante, que era uma peça de vestuário tradicional usada por homens no Império Otomano. Assim, as tulipas foram associadas a essa vestimenta.


.
Na cultura otomana, as tulipas eram frequentemente associadas à riqueza, à beleza e à vida. Elas eram um símbolo de amor e eram frequentemente representadas em obras de arte, cerâmicas e tecidos.
O início do século XVIII foi conhecido como o “Período das Tulipas” na Turquia, um tempo em que as tulipas se tornaram extremamente populares e até mesmo objeto de especulação financeira, similar ao que aconteceu na Europa com a “tulipomania”.
.
As tulipas foram levadas para a Europa no final do século XVI e rapidamente se tornaram populares, especialmente na Holanda, onde o cultivo e a hibridização de tulipas se tornaram uma forma de arte e uma indústria.
Assim, a conexão entre a tulipa e o turbante turco é um testemunho da rica história cultural e do simbolismo que essas flores carregam, refletindo tanto a herança otomana quanto sua influência na arte e na estética europeia.


.
Para conhecer mais curiosidades e cultura turca, venha conosco em abril no Bike&Boat na Costa da Turquia.

Veja programação no banner de abertura do site.